sexta-feira, dezembro 05, 2008

A arte Românica

Leitura formativa: - Módulo nº 3 - A Cultura do Mosteiro : - " A arte românica é essencialmente rural e arquitectónica, considerando que a pintura e a escultura, surgem neste estilo artístico como formas artísticas complementares da arte maior. Na verdade, dada a religiosidade do momento histórico e o protagonismo da Igreja em todos os âmbitos da sociedade da cultura, a construção romântica por excelência foi o templo. As igrejas quanto à planta, eram muito variadas. A planta de cruz latina apresenta-se como o modelo dominante e que se define por três ou cinco naves longitudinais, na tradição das plantas basilicais, diferenciando-se pela introdução de um transepto saliente ou bem marcado. Nas grandes igrejas de peregrinação destaca-se ainda o deambulatório que marca o acesso à abside e aos absídiolos. As de planta cruz grega , são constituídas por duas naves com a mesma dimensão, que se cruzam perpendicularmente no centro. As coberturas de madeira do período paleocristâ mantiveram-se durante os primeiros tempos da "era românica", mas as abóbadas de arestas e de berço foram ganhando espaço na cobertura das edificações românticas, as de berço predominavam nas naves centrais enquanto que as naves laterais eram aplicadas as abóbadas de arestas mais complexas na sua organização estrutural. Os de arco redondo ou de volta inteira asseguravam o suporte da colunata das naves e os vãos do mesmo tipo permitiam a iluminação do interior das edificações. As paredes são de grande espessura e reforçadas com contrafortes, para suportarem o peso das abóbadas. A fachada integra habitualmente um portal monumental, decorado com elementos escultóricos e a cabeceira normalmente apresenta absides de planta semicircvlar. A difusão do romântico no Ocidente apresenta o território francês como o seu centro difusor a partir da organização económica e social da Ordem de Cluny no período consequente à queda do Império Romano do Ocidente, no qual surgem as primeiras igrejas de peregrinação, de cinco naves e deambulatório, a da Borgonha ou Vézelay. Em Itália, o modelo arquitectónico segue a tradição romana e bizantina. Os materiais são o tijolo e o mármore. A originalidade reside na utilização frequente de arcadas cegas e torres adjacentes aos templos religiosos. Em Espanha, encontramos influências de características diferenciadas, deste o modelo do românico da Lombardia que é caracterizado por uma torre única de grandes dimensões, passando pelas igrejas de três ou mais naves, com cruzeiro, deambulatório e absídiolas , na rota do caminho de Santiago ou a influência islâmica no noroeste identificada sobretudo pelas arcadas em ferradura. Em Portugal fruto da reconquista cristã, destaca-se as catedrais de Lisboa, Coimbra e Porto, onde as características acasteladas são visíveis na organização das fachadas das igrejas de três naves com transepto ou de nave única com ou sem o transepto e mais comum nas igrejas paroquiais do Norte de Portugal, região por excelência do românico no nosso país. Por essa mesma razão o românico não vingou no sul de Portugal que em Elvas se limita ao Portal da Igreja paroquial de S. Pedro. Postado por Arlindo Sena.