quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Aprender a Ver, uma viagem ao MACE

Visita de Estudo - Numa das nossas visitas abertas pela nossa cidade de Elvas, na companhia dos meus estimados alunos do 12º Ano da Turma G de História e Cultura das Artes, visitámos na tarde de hoje o Museu da Arte Contemporânea de Elvas, mais uma digna instituição da cidade do ponto vista cultural e artístico e ao mesmo tempo um digno registo de uma recuperação de um espaço arquitectónico pela actual vereação municipal. Nesse acto pedagógico de Ensinar/aprender a Ver e a Interpretar procurámos acima de tudo concretizar através das obras presentes as seguintes noções de leitura do acto de leitura de uma obra artística. Reconhecer o estudo do objecto artístico como processo fundamental para o conhecimento : Nesta perspectiva, o nosso encantamento situou-se na "Expectativa de uma paisagem de Acontecimento 3, da autoria de Fernanda Fragateiro, trata-se de uma escultura monumental ou concretizando de uma instalação abstracta através da ocupação do espaço em que a base de tal apropriação espacial se organiza com base numa peça/pavimento que incorpora uma lógica modular. Notável a obra Sem Título de José Loureiro, em que o movimento aparente próximo do "futurismo" se dilui através dos registos lineares, citação esfriada de imagens alheias, recusando o relevo matérico e até da cor. Analisar o objecto artístico na sua especifidade técnica e formal : no qual destacamos a obra "Da série da Câmara de Gelo de 2001" e de Adriana Molder, de grande dimensão em papel esquisso de 300x200 cm, em tinta-da-china, na qual a autora utiliza como suporte com o objectivo de acentuar a sua fragilidade e enrugamento através de grandes aguadas criando personagens de contornos espectrais, como que vindas de um tempo passado ou perdido. Do ponto vista da análise técnica com base na técnica fotográfica não ficamos indiferentes à obra de Jorge Molder, Anatomia e Boxe, 1996/97, em que a sucessão de imagens fotográficas, do próprio autor não podem ou não devem ser classificadas ou apreciadas como um auto-retrato mas antes como uma auto-representação. Reconhecer o objecto artístico como produto e agente do processo histórico -cultural em que se enquadra : A noção de surpreza e de admiração estética marcou a observação dos meus alunos/as perante a obra notável da sempre notável Joana Vasconcelos, com a sua "Noiva de 2001", que utiliza como materiais de composição estética, o aço, inox e tampões, cujo objectivo da referida autor se centra no acto de produzir para provocar, nesta obra destac-se uma quantidade quase infinita de tampões de higiene pessoal feminina no acto de composição de um lustre de cristal palaciano.
Postado por Arlindo Sena