terça-feira, abril 06, 2010

Cenários de Hoje das Batalhas de Ontem


Alseia: - Situa-se a 70 Km de Dijon e foi cenário da Batalha de Alesia em 52 aC. e foi decisiva para a vitória das legiões romanas sob comando do imperador, Júlio César sobre uma confederação de tribos gaulesas.

Poitiers: - Campo de batalha situado a 20 Km de Poitier, onde Carlos Magno venceu as forças muçulmanas chefiadas por Al Gafiki em 10 de Outubro de 732 . O ocidente assumia de novo a liderança da Cristandade.

Waterlloo – Aqui se desenrolou o último capítulo das batalhas Napoleónicas que sacudiram o mundo desde 1803. Uma coligação de 100.000 homens, enfrentou durante três dias as forças napoleónicas que foram obrigadas a bater em retirada, em 18 de Junho de 1815 . Hoje sobre o campo de batalha se identifica a escultura de um leão comemorativo que simboliza a vigilância sobre a distante cidade de Paris.

Verdun – Em Fevereiro e Dezembro de 1916, nestes cenário verdejante e selvagem, ocorreu uma das maiores batalhas da I Guerra Mundial entre alemães e francese, num cenário sangrento e de morte, onde cerca de 200.000 vidas povoaram o campo de batalha.

Normamdia – 6 de Junho de 1944, nas suas praias (cinco) a norte de França, ocorreu o célebre dia D que marcou a libertação da Europa das potências nacionalistas do Eixo.