sexta-feira, outubro 01, 2010

As novas classificações de Unesco aprovadas na reunião de Brasília.


    
A cidade episcopal de Albi


Atol de Bikini


O Caminho real de Terra Adentro (México)


Bazar (mercado) de Tabriz (Irão)


Praça de São Crisovão (Brasil)


Cidade Histórica de Yangdong

A UNESCO, na sua última reunião celebrada na capital brasileira, Brasília aprovou nada menos de vinte um novos lugares, com a classificação de Património Mundial. Os novos sítios culturais distinguidos, voltam a classificar algum Património situado na Europa embora uma vez mais, beneficiou as paisagens e espaços arquitectónicos fora da Europa. Nas seguintes categorias:


Novos sítios culturais:

At Turaid a Ad Dir’iyah ( Arábia Saudita); A Praça de São Cristovão (Brasil): Os sítios presidais (Austrália); As aldeias históricas de Hahoe e Yandong (Coreia do Sul): Os monumentos de Dengfen (China), A cidade episcopal de Albi (França), os Canais do Século XVI del Singelgracht (Holanda); o Observatório meteorológico de Jantar Mantar (Índia); o conjunto arquitectónico de Khanegah e o Santuário de Jeque Safi Dine n Arbabil , assim como o bazar histórico de Tabriz (Irão), Os restos do bosque e crateras das provas nucleares realizadas no atalho de Bikini (Ilhas Marshall), o Caminho Real de Terra Adentro (México); asCovas pré-históricas de Yagul y Mitla nos vales de Oxaca (México) ; o sítio proto-urbano de Sarazm (Turquistão) e a cidade imperial de Thang Long-Hanoi (Vietman.

Novos sítios naturais:



Danxia (China); Os Circos e escarpas da Ilha Reunião (França), a zona protegida das Ilhas Fénix (Kiribati), a meseta de Putorana (Rússia) e as ilhas naturais centrais do Seri Lanka. A localidade de Papah Naumoku que já estava classificada como passou a ter dupla classificação.



Novos espaços patrimoniais:



O parque norte americano de Evergales, a Catedral de Bagradi e o Mosteiro de Ghelati na Geórgia, os Bosques de Atsinanana de Madagastar e as tumbas ugandesas dos reias de Buganda. O comité desclassificou nesta sessão as Ilhas Galápos. Finalmente o Comité de PM-UNESCO, deverá reunir para novas classificações em Junho de 2011 no Bahreim.