domingo, janeiro 30, 2011

Os números mágicos da Giaconda....???

   A Giaconda de Leonardo da Vinci, 1503-1505.Óleo  sobre madeira, 0.77x0.53cm. Museu do Louvre (Paris) -Nesta obra destaca-se o enigmático e o fresco sorriso de Mona Lisa sendo este sinal  físico uma primeira incorporação do Renascimento, face aos rostos a regidez e seriedade  das figuras do Quatroccento Italiano.

Desde a publicação da obra  “O Código da Vinci “ a Giacona de Leonardo Da Vinci (1452-1519), tem sido motivo de alguma atenção e debate.  E novos estudos, tem apaixonados curiosos e historiadores,  entre os mesmos destaca-se a  do historiador Silvano Vincenti (del Comitado Naziomali per Valorizazione dei Beni Stori) que recolheu novas informações da polémica obra de um dos maiores vultos do Renascimento Italiano. Silvano Viscenti deu a conhecer à comunidade científica que a Giaconda guarda nos seus olhos um segredo. Para tal, o historiador italiano baseou-se numa das obras expostas no Museu do Louvre, utilizando um scanner, observou que no olho direito se encontra registado as letras “LV”, que questiona se será uma indicação de autoria (Leonardo Da Vinci). Mas, comprovou também no seu estudo, que na pupila esquerda aparecem outras letras cuja ausência de claridade, apresenta problemas de identificação. Todavia, Silvano Viscenti, propõe que a sua leitura seja de um CE ou de um B e sem propor uma identificação clara relativamente ao seu significado, admite que tais iniciais possam eventualmente pertencer ao modelo que foi objecto de representação. E neste contexto, o historiador italiano, opina que essa modelo seria provavelmente uma milanesa da Corte de Ludovico Sforza onde o artista desenvolveu a maior parte da sua obra, rejeitando liminarmente a proposta que tal figura fosse a florentina Lisa Gherardini, como aponta a tradição. Na continuidade da sua análise, Silvano Vis
centi encontrou na representação de Giaconda outras referências sem justificação, como por exemplo um pequeno ponto situado na parte direita do rosto que poderá ser um número  72 ou uma letra L. Igualmente  sem justificação e no reverso do quadro se encontra a inscrição “149” que será provavelmente o ano do inicio ou conclusão da sua obra que neste caso não seria 149 mas 1490. Independentemente da significação dos diversos números um dos aspectos indiscutíveis para a comunidade científica é de que a “Giaconda”, guarda alguns códigos que poderão ser misteriosos a menos que a documentação prove o contrário….???