O Homem e a Medalha de Cosme Médicis (1475)
A virgem e o Menino com os seus Anjos (1480-1481).
A Primavera (pormenor) 1482.
Depois da sua aprendizagem, o
florentino Sandro Botticelli (1445-1510), aprendeu a arte da pintura pelas mãos
de Frei Filipo Lippi. É provável que depois de trabalhar no atelier de Andrea
del Verochhio, onde também estava empregado o jovem Leonardo. Desenvolveu um
estilo muito pessoal baseado no dinamismo das linhas. O movimento imaginativo
da roupa, o cabelo e os contornos conferem às suas pinturas um tom elegante e
no qual de destaca o aspecto decorativo de forma bem evidente, que era muito o
gosto dos mecenas como era o caso dos Médicis, de quem foi um pintor favorito.
Nas suas pinturas da Virgem criou um ideal feminino inconfundível: esbelta,
ruiva, virginal e ligeiramente melancólica. Na representação das personagens da
mitologia clássica, inaugurou toda uma série de novos temas, que influenciaram
alguns artistas posteriores. A sua obra está representada por inúmeros
retábulos, frescos de grande relevância, assim como retratos e cenas
cosmológicas e no seu conjunto representa a perfeição do “estilo florentino”.